Você tem uma empresa e quer saber como emitir nota fiscal em Campo Grande? Confira esse post!
Como emitir NF-e em Campo Grande?
Para emitir nota fiscal eletrônica (NF-e) em Campo Grande, é preciso seguir os seguintes passos:
- Obter um certificado digital: é preciso se dirigir a uma Autoridade Certificadora (AC) credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e solicitar um certificado digital. Existem diferentes tipos de certificados digitais, cada um com suas próprias características e finalidades. Alguns exemplos de certificados digitais utilizados para emissão de nota fiscal eletrônica são: o Certificado Digital A1, que é utilizado por pessoas físicas e jurídicas; e o Certificado Digital A3, que é utilizado por pessoas físicas e jurídicas, mas possui uma maior segurança, pois é armazenado em um token criptográfico.
- Adquirir uma licença de uso de software de emissão de nota fiscal eletrônica: é preciso adquirir uma licença de uso de um software de emissão de nota fiscal eletrônica junto às ACs ou a fornecedores de software de emissão de nota fiscal eletrônica. Esse software é responsável por gerar e transmitir a nota fiscal eletrônica para a Secretaria da Fazenda do estado onde a empresa está localizada, e também por gerar o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), que é o documento que comprova a emissão da NF-e para o destinatário.
- Preencher os dados da nota fiscal eletrônica: é preciso preencher os dados da nota fiscal eletrônica de acordo com as informações da operação realizada, incluindo os dados do emitente, do destinatário, dos produtos ou serviços vendidos e dos valores envolvidos. É importante verificar se todas as informações estão corretas e completas, pois elas serão utilizadas para gerar o DANFE e para efetuar o lançamento fiscal.
- Assinar e transmitir a nota fiscal eletrônica: é preciso utilizar o certificado digital para assinar a nota fiscal eletrônica e transmiti-la para a Secretaria da Fazenda do estado de Mato Grosso do Sul, que é responsável por validar a nota fiscal e armazená-la em seu sistema. Após a validação, a nota fiscal eletrônica é disponibilizada para o destinatário, que pode consultá-la através do sistema da Secretaria da Fazenda ou pelo DANFE.
Como emitir NFC-e em Campo Grande?
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento fiscal emitido eletronicamente para registrar as operações de venda de produtos ou serviços a consumidores finais, realizadas por estabelecimentos comerciais. Para emitir uma NFC-e em Campo Grande, você pode seguir os seguintes passos:
- Certifique-se de ter um certificado digital válido e instalado em seu computador. Isso é necessário para assinar e transmitir a NFC-e.
- Baixe e instale um programa de emissão de NFC-e, como o Emissor Gratuito de NFC-e.
- Cadastre sua empresa no programa de emissão de NFC-e, informando os dados da sua empresa, como CNPJ, razão social, endereço, entre outros.
- Cadastre os produtos ou serviços que serão incluídos na NFC-e, informando os códigos de produtos ou serviços, descrição, quantidade e preço.
- Escolha o consumidor final que receberá a NFC-e, informando o CPF, nome, endereço, entre outros.
- Preencha as informações adicionais da NFC-e, como forma de pagamento, informações adicionais, entre outros.
- Verifique todas as informações preenchidas e, se estiverem corretas, assine e transmita a NFC-e com o seu certificado digital.
- Imprima o DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) para entregar ao consumidor final como comprovante da NFC-e emitida.
Observação: é importante lembrar que a emissão de NFC-e é obrigatória para alguns tipos de empresas e atividades econômicas, e que há regras e normas específicas a serem seguidas. É recomendável consultar a legislação e os órgãos competentes para verificar se sua empresa está obrigada a emitir NFC-e e qual o procedimento a ser seguido.
Como emitir NFS-e em Campo Grande?
A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal emitido eletronicamente para registrar as prestações de serviços realizadas por pessoas físicas ou jurídicas. Para emitir uma NFS-e em Campo Grande, você pode seguir os seguintes passos:
- Certifique-se de ter um certificado digital válido e instalado em seu computador. Isso é necessário para assinar e transmitir a NFS-e.
- Acesse o site da Prefeitura Municipal de Campo Grande e cadastre-se como prestador de serviços. Isso pode ser feito no endereço eletrônico https://www.campogrande.ms.gov.br/nfse/.
- Baixe e instale o programa de emissão de NFS-e, como o Emissor Gratuito de NFS-e ou o Contmatic Phoenix.
- Cadastre sua empresa no programa de emissão de NFS-e, informando os dados da sua empresa, como CNPJ, razão social, endereço, entre outros.
- Cadastre os serviços que serão incluídos na NFS-e, informando os códigos de serviços, descrição, valor e outras informações necessárias.
- Escolha o tomador de serviço que receberá a NFS-e, informando o CNPJ ou CPF, nome, endereço, entre outros.
- Preencha as informações adicionais da NFS-e, como forma de pagamento, informações adicionais, entre outros.
- Verifique todas as informações preenchidas e, se estiverem corretas, assine e transmita a NFS-e com o seu certificado digital.
- Imprima o DANFS-e (Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica) para entregar ao tomador de serviço como comprovante da NFS-e emitida.
Observação: é importante lembrar que a emissão de NFS-e é obrigatória para alguns tipos de empresas e atividades econômicas, e que há regras e normas específicas a serem seguidas. É recomendável consultar a legislação e os órgãos competentes para verificar se sua empresa está obrigada a emitir NFS-e e qual o procedimento a ser seguido.