Confira nesse tutorial completo e objetivo de como emitir NFC-e no Mato Grosso do Sul (MS).


O que é NFC-e?

NFC-e é a sigla para Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica, que é um documento fiscal eletrônico utilizado para registrar a venda de produtos e serviços a consumidores finais. A NFC-e foi criada com o objetivo de simplificar o processo de emissão e controle de notas fiscais, tornando-o mais rápido, seguro e eficiente.

A NFC-e é emitida e armazenada eletronicamente, o que permite que ela seja acessada e consultada de forma rápida e segura. Além disso, a NFC-e também permite que as informações contidas nela sejam facilmente compartilhadas entre as diversas entidades envolvidas no processo de emissão e controle de notas fiscais, como o governo, os contribuintes e os consumidores.

A NFC-e é obrigatória em alguns estados do Brasil, como Mato Grosso do Sul, e é opcional em outros. Para emitir NFC-e, é preciso se cadastrar em um sistema de registro e controle de emissores de cupons fiscais eletrônicos (SRC-e) e obter uma autorização de uso de cupom fiscal eletrônico (AUC).

Além disso, é preciso utilizar um software específico para emitir NFC-e, que deve estar configurado para se conectar com o SRC-e e com o certificado de segurança do tipo A1 (CST-A1).

Como Emitir NFC-e no Mato Grosso do Sul?

Para emitir uma Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) no estado de Mato Grosso do Sul, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Primeiro, é preciso se cadastrar no Sistema de Registro e Controle de Emissores de Cupons Fiscais Eletrônicos (SRC-e), que é o sistema utilizado pelo estado de Mato Grosso do Sul para emissão e controle de NFC-e. Para se cadastrar, é preciso acessar o site do Sistema e preencher o formulário de cadastro.
  2. Depois de cadastrado no SRC-e, é preciso obter a Autorização de Uso de Cupom Fiscal Eletrônico (AUC), que é um código emitido pelo SRC-e que autoriza a emissão de NFC-e. Para obter a AUC, é preciso acessar o site do Sistema e seguir as instruções para solicitar a autorização.
  3. Uma vez que você tenha obtido a AUC, é preciso adquirir o Certificado de Segurança do Tipo A1 (CST-A1), que é um certificado digital que garante a autenticidade e a integridade das NFC-e emitidas. O CST-A1 pode ser adquirido junto a uma Autoridade Certificadora (AC), que é uma empresa habilitada pelo estado para emitir este tipo de certificado.
  4. Após isso você já pode emitir a NFC-e, mas para isso precisa escolher um sistema de confiança.